quinta-feira, 18 de março de 2010

A Importância do Nome





































Créditos: Helenita Borja, Células Bíblicas Infantils, São Paulo: Hagnos, 2004.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Dinâmicas, Gincanas e Jogos

Amar ao Próximo
César O.(Assembéia de Deus), RS, 2001.

Tema: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Duração: 20 a 30 minutos Público: adolescentes; mínimo 6 participantes.
Material: lápis e papel

Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.

Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.

Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre: Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis? E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar? Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo", MT 23.39
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
Encerre com uma oração.


Garrafa dos elogios
Lúcia (Assembléia), PE, 2002.

Tema: "a boa palavra o alegra" Pv 12.24b.
Duração: 10min.Público: adolescentes, mínimo 5 pessoas.
Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante).

O grupo deve sentar, formando um círculo. O coordenador coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém.

O coordenador dirá uma palavra de encorajamento, estímulo ou elogio à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.

Textos para trabalhar após este exercício: 1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25.

Caminhando entre Obstáculos
Lúcia, ?, 2002

Tema: Deus "não permitirá que sejais tentados além das vossas forças". (FÉ)
Duração: 15min.Público: adolescentes, mínimo 4 pessoas.
Material: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.

Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram.As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada.

O coordenador, com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tira todos os obstáculos da sala.O coordenador insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o coordenador pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.

Discutir as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristo tem auxílio para vencer.Texto sugerido: I Coríntios 10:12-13.

Versículo Embaralhado
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.

Escolha um versículo da Bíblia, quanto mais "desconhecido" mais difícil a tarefa.
Escreva o versículo numa folha em branco e recorte as palavras (procure fazer cortes retos e iguais para tornar ainda mais difícil).

Coloque as palavras misturadas num envelope e dê um a cada grupo para que montem o versículo (o mesmo versículo para todos os grupos para ser justo). Decida se irá permitir aos grupos consultar a Bíblia.

O grupo que acabar primeiro e apresentar o versículo correto ganhará os pontos.

Sugestão de versículo: "alegra-te, mancebo, na tua mocidade e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade e anda pelos caminhos do teu coração... sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo." (Eclesiastes 11:9)

Caça Objeto
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.

Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece, por exemplo:Gênesis 11. 3: (TIJOLO); Juizes 19. 5 (PÃO); Lucas 14. 34 (SAL); Provérbios 6. 6 (FORMIGA); Mateus 16. 19 (CHAVE); Jó 6. 6 (OVO); I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO); Atos 1. 5 (ÁGUA); Ester 8. 2 (ANEL); Mateus 3. 4 (CINTO); Gênesis 1. 1 (TERRA); Hebreus 12. 15 (RAIZ); Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA); Neemias 2. 3 (FOGO).

Avise ao pessoal da cozinha sobre os objetos que serão procurados lá e organize para que esta tarefa aconteça num horário calmo para as cozinheiras.

Opção1: Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar.Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado. Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.

Opção 2: Divida a turma em times; dê uma lista de versículos e determine um tempo total. Ao final deste tempo use o apito para chamar os participantes e dê pontos para os objetos trazidos. Ganha o time que tiver mais objetos.

Desvende o Enigma
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.

Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo pré-estabelecido, podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa.A Bíblia usada ao compor as pistas foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida.

A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos".

Apresente a frase assim: "_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . "

Pistas: (estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).

1. Artigo definido feminino.
2. Que tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10).
3. Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...)
4. Em II Coríntios 4,6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.
5. Hipertensos não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.
6. Sinônimo de insípido.
7. Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1
8. Símbolo matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.
9. O que é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50.
10. No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só).
11. I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
12. Deus amou algo de tal maneira... Mas em Tiago 4.4 ele pede para não ter amizade ao que ele amou, porque o Reino de Deus não pertence ao que ele amou, como está no livro de João 18.36.
13. Em Josué 18.21-28 é citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a sílaba tônica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim.
14. As ações que Deus fez em comum nos versículos Deuteronômio 34.1 e Apoclipse 22.1 no modo infinitivo.
15. Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo é esse?
16. Segundo I João 4.16, Deus é ___?
17. Quem é este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo... nosso Pai..

Preparar, Apontar, Fogo!
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.

Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila de cada grupo tem uma Bíblia na mão.

O dirigente diz "Preparar!"; os participantes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro.O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo (pode ser só o texto se for um versículo conhecido, ou o "endereço")Quando o dirigente disser "Fogo!", os participantes podem abrir a Bíblia e procurar o versículo.

Aquele que achar o versículo primeiro (decida se devem mostrar a Bíblia aberta na página certa ou ler o texto completo) ganha os pontos para o grupo. Passa-se então cada Bíblia para o segundo da fila do seu grupo e aquele que já participou vai para o final da fila.

Memorizar Versículos
LB, RJ, 2000. Fontes variadas.

Tema: memorização.
Duração: 5 minutos cada.Público: crianças, 3 pessoas.
Material: veja cada sugestão.

Jogo do Eco

O professor diz o verso; a turma toda ecoa. O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis; os meninos; cabelos castanhos; e em seguida somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.

Com Bola

Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).

Esconde-esconde

Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.

Com fantoches

Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.

Seu mestre mandou...

Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..

Casas numeradas

Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.

Apague uma palavra

Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo. Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.

Variação - apagar letras

Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece.

Créditos: http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/dinamicas/amaraoproximo.htm
Créditos imagem: http://www.flickr.com/photos/taty_amaral/3595394835/

quarta-feira, 3 de março de 2010

Atividades 1º e 2º Mandamentos

Este trimestre estou trabalhando com os 10 mandamentos, seguem abaixo algumas atividades.



Créditos: http://karolpoerner.blogspot.com/ ; Aventuras Revista do aluno "Eu e a Lei de Deus" - Editora Cultura Cristã.

Vesísulos para Memorizar