Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Fruto do Espírito

Lição – O Fruto do Espírito é Benignidade
Gálatas 5.22-23


Objetivo: Que a criança entenda o que é benignidade, compreenda como Deus é benigno para conosco e deseje agir com gentileza e cortesia para com os outros


Versículo para memorizar:
Introdução:


Imagine que o seu irmão estragou o seu brinquedo favorito, de propósito. Como você trata o seu irmão depois disso?


Imagine outra situação: uma nova colega da escola é muito rica, mas ela gosta de repartir o que é dela com você. Como você trata sua Colega? Da mesma maneira que trata o seu irmão maldoso? Ou de maneira diferente?


A Bíblia ensina que devemos tratar da mesma maneira, tanto quem nos fez bem, como quem nos fez mal. Que maneira é esta? BENIGNIDADE (Coloque um cartaz com essa palavra). Em Efésios 4.32 (Mostre o cartaz) lemos: “Sede uns para com os outros benignos...”.


Benignidade é outro aspectos do Fruto do Espírito. Quem demonstra benignidade é benigno. O que quer dizer benigno? Benignidade? (Deixe as crianças tentarem responder).


Benignidade quer dizer: amabilidade, doçura, cortesia, gentileza. Quando digo que alguém é benigno, quero dizer que é alguém amável, doce, cortês, gentil.


A Bíblia diz que o Senhor é benigno. (111.4; 145.8,17; 36.7). E o Espírito Santo de Deus quer trabalhar em nossa vida para que nós também sejamos pessoas benignas.


Por causa da sua benignidade, Deus nos dá muitas coisas boas que necessitamos. Alguém pode citar alguma? Espere as crianças falarem. Abrigo, sustento, água, vida, luz, vida. (Salmos 36.7-9; 51.1; 86.5-6) Por ser benigno, Ele se compadece (isto é, tem compaixão) de nós, escuta e atende as nossas orações.
Deus nos diz para sermos benignos com os outros. Lucas 6.35 diz: Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. Mas será que é fácil ser benigno com alguém que irritou você ou o prejudicou? Não. Realmente não é. E como é que você e eu podemos ser benignos com alguém que nos tratou mal? Não podemos fazer isso por nós mesmos. Só vamos agir com benignidade quando permitimos que o Espírito Santo de Deus trabalhe em nossa vida para produzir o fruto. Quando você e eu recebemos Jesus Cristo como nosso Salvador, o Espírito Santo vem habitar em nossos corações, para nos guiar e ensinar. À medida que obedecemos à direção Espírito, vamos ficando mais parecidos com Jesus, quer dizer, passamos a agir como Jesus, mostrando em nossa vida o amor, a alegria e a benignidade. a fazer a vontade de Deus.


Em Lucas 6.32-36 lemos que, certa vez, Jesus disse aos seus discípulos que é fácil alguém amar ou ser gentil com seus amigos e parentes, e que mesmo pessoas que não crêem em Jesus agem assim. Mas quando você age pelo Espírito Santo, pode ser benigno a ponto de amar e ser gentil até com seus inimigos, isto é, com quem não gosta de você ou é seu amigo só por interesse.


Atividade Manual


Dobradura Fruto do Espírito: Benignidade


Use esta atividade após ministrar a lição “O Fruto do Espírito é Benignidade”. Conte ou relembre para as crianças a história do Bom Samaritano (Lucas 10.25-37), explicando como ele exercitou a benignidade para com o jovem que estava caído na estrada. Durante o desenvolvimento da atividade, peça para as crianças falarem sobre como podemos utilizar nossas mãos para ajudar outras pessoas.


Material necessário:


Cartolina ou outro tipo de papel grosso;
Lápis;
Régua;
Tesoura:

Passo a passo: Mão

1. Recorte um quadrado de cartolina. No exemplo utilizando um quadrado de 7,5 cm, mas você pode fazer maior, se desejar. Dobre esse quadrado ao meio. Abra e utilize a marca como referência para dobrar uma das metades até a marca (metade do quadrado), conforme figura 1.


2. Repita o processo com a outra metade, conforme figura 2.


3. Dobre novamente as duas partes até a metade, conforme figura 3 e 4.


4. Desdobre todo o papel. Deve ficar com 8 marcações no sentido vertical.


5. Repita todo o processo no sentido horizontal e desdobre todo o papel novamente. O objetivo é que você obtenha uma marcação de 64 quadradinhos, conforme figura 6.


6. Utilize o lápis para numerar os quadradinhos conforme a indicação da figura 7.


7. Ligue os números na ordem indicada, para formar o desenho de uma Mão (figura 8).


8. Utilize a tesoura para recortar a Mão, recorte seguindo a linha desenhada. Deverá ficar conforme figura 9.

Sugestões
  • Caso seus alunos sejam muito pequenos, você pode fazer uma Mão em casa e utilizar como molde na aula.
  • Você também pode duplicar a Mão (utilize um retângulo dobrado ao meio, em vez de um quadrado), na hora de recortar Deise os punhos ligados, para obter um cartão.
  • Escreva o Versículo para Memorizar dentro da Mão a fim de que a criança leve para casa.

Fonte: Revista O Evangelista de Crianças - jan-mar/2012

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lição: O Fruto do Espírito

"Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio”
Gálatas 5:22, 23




Textos adicionais: Gálatas 5:19-23; Efésios 2:1; João 15:1-11.


Material Necessário

1 pacote de balas de goma (de uma única cor)
Fita dupla-face (incolor) ou agulha e linha
Algumas batatas de tamanho médio (ou argila úmida para modelagem)
1 figura de Jesus (cabeça e ombros)
3 ramos de árvores
(1 ramo seco de galho de árvore com algumas folhas secas de 17 cm e 2 ramos de árvores com folhas verdes, com mais ou menos 25 cm.)


Modo de Preparar


Corte a batata pela metade, no sentido do comprimento (ou divida a argila em duas partes). Fixe o galho na batata (ou argila) para que a “árvore” fique em pé. Monte três árvores. Depois de montadas, cada árvore deverá ser escondida em uma caixa para que sejam mostradas apenas quando a respectiva mensagem for apresentada.


Caixa Nº 1 - Uma árvore com algumas folhas secas.


Caixa Nº 2 - Uma árvore normal com algumas folhas verdes.


Caixa Nº 3 - Uma árvore bem coberta de folhas verdes (onde serão colocadas as balas de goma presas aos galhos).




NOTA:


Com antecedência, fixe pedaços de fita adesiva dupla-face por toda a árvore, onde serão coladas as balas de goma. Se a bala for grande, reforce a quantidade de fita adesiva para dar a sustentação necessária à bala. Outra sugestão é passar cada bala por uma agulha com linha; amarre as pontas da linha na bala e deixe no tamanho certo para pendurá-la bem junto aos galhos.


Mensagem


Primeira Árvore
(Coloque a árvore seca sobre a mesa, diante dos presentes. Mantenha as outras duas árvores ocultas.)
Esta árvore representa uma pessoa que não tem Jesus no coração. Veja como se parece com galhos secos. Efésios 2:1 e Gálatas 5:19, 20 descrevem a vida de uma pessoa assim (ler as passagens enquanto mostra as folhas secas, apresentando que tipo de atitudes mantém tal pessoa: ódio, brigas, mentira, inveja, etc.). A seguir, oculte essa árvore.

Segunda Árvore
(Mostre a árvore com folhas verdes.) Esta árvore representa uma pessoa cristã. Veja como tem folhas verdes! Quando a árvore tem este aspecto, é sinal de que está viva. Essa pessoa foi purificada de seus velhos pecados – ira, inveja, etc. (aponte para a árvore), mas não vemos frutos nela. Oculte essa árvore também.


Terceira Árvore
(Mostre a árvore com os galhos e com muitas folhas, mas sem as balas de goma ainda.) Vejam! Nesta árvore há uma diferença! (Cole – ou amarre – uma bala em um dos galhos.) Este cristão está dando frutos porque permanece perto do Pai celestial (mencione João 15). (À medida que os frutos estiverem sendo colocados na árvore, mencione que uma pessoa assim produz o verdadeiro fruto do Espírito, com todas as qualidades descritas em Gálatas 5:22, 23.


NOTA:


para deixar a árvore repleta de “frutos”, você pode colocar várias balas enquanto apresenta cada fruto.


1. Amor – Ele ama a Cristo e a seus semelhantes.


2. Alegria – Contagia outros com a sua alegria e dá testemunho da alegria que sente por ser um cristão.


3. Paz – Ele confia em Deus e entrega suas preocupações a Ele. Quando sente medo, refugia-se em Deus e em Cristo.


4. Longanimidade – Quando outras pessoas ficam iradas com ele ou se opõem ao que ele diz, ele não se irrita nem se enfurece.


5. Benignidade – Ele nunca é rude ou descortês – é bondoso para com todos.


6. Bondade – Ele está sempre disposto a ajudar os outros.


7. Fé – Crê que Cristo pode salvá-lo. Ora, lê a Bíblia e deposita sua confiança em Cristo.


8. Mansidão – Possui domínio próprio porque entregou o controle de sua vida a Cristo.


9. Temperança – Procura comer, beber de acordo com os princípios bíblicos e age equilibradamente em tudo o que faz. Nunca participa de nada que lhe é prejudicial.


Coloque a figura de Jesus no topo da árvore (se necessário, cole-a com antecedência sobre um papelão para não dobrar). Este é o tipo de cristão que devemos ser – aquele que dá frutos e que permite que Cristo seja visto em sua vida.


REFLEXÃO


PARA CRIANÇAS


Uma criança que ama Jesus é aquela que conta aos amiguinhos tudo o que sabe sobre Ele, não somente através das suas palavras, mas através das suas brincadeiras, dos seus gestos e atos de bondade. Que tipo de criança é você? Com qual árvore você se parece? Com a árvore seca? Com a que só faz sombra? Ou com a que faz sombra, dá frutos e alimenta?


APELO


Quantos querem ser uma árvore bem bonita? Só Jesus pode nos ajudar a sermos esta bela árvore que dá muitos frutos - aquelas qualidades a que a Bíblia dá o nome de “Fruto do Espírito”.




Frutos do Espírito para Colorir









Créditos: http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br/2011/05/frutos-do-espirito.html

Versículo Vizualizado


Créditos Imagem: http://picasaweb.google.com/lh/photo/EfBC-9DmpTcKLxDqD1K8w

CONCURSO BÍBLICO


Fonte: Uma Variedade de Ideias para o Leigo Cristão - 3ª Ed. 1992, Editora Redijo

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Lembrancinha para Dia das Mães

Imã de Geladeira de Fuxico - Porta Recados

Preparei esta lembrancinha para o Dia das Mães. Segue abaixo relação do Material:
  • Pregador de madeira - quantidade necessária
  • Cola branca
  • Retalho de tecidos coloridos (para cobrir o pregador e para o fuxico)
  • Borboletas ou flores de fuxico
  • Cartãozinho (você pode escrever "Feliz Dia das Mães" ou pedir para cada aluno escrever uma dedicatória para sua mãe)