Textos Bíblicos: 2 Timóteo 3.14-17;
Salmo 119.9,11
Objetivo: Despertar na
criança o amor pela Palavra de Deus; incentivar a vontade de ler a Bíblia
diariamente e praticar seus ensinamentos.
Versículo para Memorizar:
“Guardo no coração as tuas palavras,
para não pecar contra ti.” Salmo 119.11
66 caixas pequenas;
Papel colorido (Contact) para encapar cada caixa (9 cores) Exemplo: Pentateuco/vermelho; Históricos/azul; etc...
Etiquetas com o nome dos 66 livros da Bíblia;
EVA preto, amarelo e branco para encapar a caixa que será a Bíblia;
Faixa com o nome de cada divisão dos livros
Perguntas: Quais os livros compõem esse grupo de livros da nossa biblioteca? Quantos são? Quem é o autor? Como eles são chamados? O que encontramos nesses livros? Você lembra algum versículo desse grupo de livros? Cante a música dos livros da Bíblia que corresponde a esse grupo de livros.
Fotos ou figuras de revista de "Bíblioteca"
Lição
Converse com as criança e pergunte se conhecem e se já foram em uma biblioteca. (deixe que as crianças falem) Peça para que elas
descrevam como é uma biblioteca. (Mostre as fotos que
trouxe de várias bibliotecas). Fale sobre as bibliotecas digitais.
Hoje vamos conhecer a biblioteca
mais antiga que existe. Vocês já ouviram falar nela? (Mostre
a Bíblia que preparou p/ o recurso visual sem abrir). Isso mesmo a
Bíblia é a biblioteca mais antiga que existe, você sabia?. Essa biblioteca é bem
diferente das outras bibliotecas, vocês sabem por que? É o livro mais importante; é a “Palavra de
Deus” para nós; nela aprendemos como viver e agradar a Deus; é nossa regra de
fé e prática (manual); podemos carregá-la para onde quisermos; hoje vamos
visitá-la.
Pergunte para as crianças o que elas sabem sobre essa
biblioteca. (Anote na lousa). Vamos imaginar que esta Bíblia (mostre o recurso visual)
é nossa biblioteca vamos visitar cada pedacinho dela. (coloque
a Bíblia num lugar visível). Converse com as crianças sobre o que
Paulo fala sobre a Bíblia em sua carta
de 2 Timóteo 3.14-17. Converse sobre os diferentes nomes da
Bíblia, encontramos na Bíblia vários versículos, vamos ver alguns: Fp 2.16; Lc
11.28; Jo 17.17; Ef 6.17; Sl 19.7; Rm 1.2; Rm 1.16; Dt 31.26, distribua um versículo para cada aluno que deverá
ler e falar qual é o nome.
Mostre a Bíblia aberta e peça para crianças
observarem bem cada detalhe. Diga que hoje vamos testar nossos conhecimentos, através
de uma brincadeira. (cante com elas o cântico dos livros
da Bíblia).
Atividade de fixação
Brincadeira: Visita à Biblioteca
Peça que as crianças observem bem cada grupo de livros
e as cores. Coloque na mesa as caixinhas que representam os 66 livros da bíblia,
as faixas com o nome de cada divisão dos livros, e peça para as crianças misturar
tudo, e coloque na mesa uma caixinha com as perguntas que serão usadas para todas
as divisões do VT e NT. Sorteie o nome
de uma criança que vai começar a brincadeira, ela deverá colocar em ordem os
livros do Pentateuco, e assim por diante cada criança vai participar até
completar toda Bíblia, todas as crianças devem participar na hora das perguntas.
Encerre
com uma oração agradecendo a Deus pela Bíblia que temos em português e pela
liberdade que temos de ler e estudar, pedir ajuda para obedecê-la.
Preparei esta lição para comemorar o Dia da Bíblia em Dez/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário