quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ensinando as Crianças da Educação Infantil



O que a Bíblia Diz Sobre Ensinar Alunos da Educação Infantil?

A Bíblia fala de vários deles que foram diligentemente ensinados por adultos piedosos. Durante os anos da infância, quando a mãe o amamentou e cuidou dele a pedido da filha de Faraó, Moisés recebeu ensinamentos que influenciaram profundamente suas decisões na vida adulta (Hebreus 11.24,25). Ana de ter ensinado muito bem Samuel, espiritualmente, durante os poucos anos em que cuidou dele, antes de levá-lo ao tabernáculo (1 Samuel 1.23,24). Embora tivesse crescido  cercado pela perversidade dos filhos de Eli, Samuel tornou-se um homem de Deus (1 Samuel 2.26-29). A avó de Timóteo, Loide, e sua mãe, Eunice, ensinaram a ele as Escrituras Sagradas (o Antigo Testamento) desde muito pequeno (2 Timóteo 1.5; 3.15).


Como os alunos da Educação Infantil Aprendem?

Eles são praticamente movimento e ruído. São agitados e inquisitivos. São pessoinhas que querem sentir-se grandes e importantes. No plano físico, esses alunos só gostam de brincar. As brincadeiras são o seu trabalho e eles se esforçam nelas. No plano mental, são questionadores. Considere as perguntas deles como oportunidades especiais para ensinar. Emocionalmente, essa faixa etária se perturba com facilidade. Faça que tenham uma rotina; um programa estruturado irá ajudá-los a se sentirem seguros. Socialmente são egocêntricos. Tendem a ver as situações apenas de acordo com as suas próprias necessidades e desejos. Espiritualmente, essas crianças crêem rapidamente. Não deixe de dizer-lhes a verdade.

As crianças da Educação Infantil aprendem mediante os seus sentidos

Para atrair o olhar de uma delas, ofereça uma porção de visuais: figuras, flanelógrafo, ou objetos reais mencionados na história, como flores, comida, ou jóias de verdade.

Deixe que os aluninhos ouçam uma história; conte-a usando sons apropriados. Faça o vento soprar entre as árvores. Deixe o leão rugir. Faça a porta ranger nas dobradiças. (Faça as crianças assobiarem, rugirem ou rangerem com você.) Ao memorizar a Escritura, primeiro diga o versículo, depois cante o mesmo. A seguir, encoraje as crianças a repetir e cantar o versículo bíblico com você.

Use cheiros reais. Cheirar as especiarias e perfumes pode tornar os presentes dos magos a Jesus parecerem verdadeiros. Aspirar o perfume de uma flor pode ajudar as crianças a compreenderem que um cego podia cheirar e sentir, embora não pudesse ver.

Visto que esses aluninhos aprendem pelo toque, sentir a picada de um espinho pode ajudá-los a entender a coroa de espinhos usada por Jesus. Permitir que uma menina com os olhos vendados toque seu rosto, irá ajudá-la a compreender como os cegos “viram” antes de Jesus tê-los curado.

Experimentar os alimentos mencionados na história ajudará os meninos e meninas a lembrarem que Davi levou pão e queijo a seus irmãos ou que os irmãos de José levaram nozes e mel para ele. Tente usar pão e bolachas sem fermento, na forma de peixes, para ensinar a alimentação dos cinco mil.

Os alunos da Educação Infantil aprendem mediante o envolvimento pessoal

Eles aprendem fazendo. Deixe que manuseiem com cuidado as figuras do flanelógrafo e outros auxílios visuais. Faça uso de ilustrações: Mateus e Zaqueu devem cobrar impostos, os irmãos de José devem receber dinheiro pela venda dele. Coloque uma venda no cego Bartimeu e dê-lhe uma vasilha para guardar as moedas.

Os alunos da Educação Infantil aprendem cantando

Mesmo que as crianças não saibam ler, use visuais para as músicas. Elas associam rapidamente as figuras da página com as palavras que estão cantando. Coloque seus nomes em certas músicas. (“Sim, Jesus ama Sara; Sim Jesus ama Breno.”) Ensine versículos bíblicos usando melodias conhecidas. Repita as músicas muitas vezes, semana após semana. As criancinhas não se cansam delas.


Os alunos da Educação Infantil aprendem por meio de perguntas em tom de conversa

Tente perguntar: “Como você acha que Zaqueu se sentiu quando ninguém queria ser amigo dele?” “Como você acha que José se sentiu quando seus irmãos o colocaram na cisterna?” Perguntas-chave para começar são: “O que você faria se...?” Ou “Como você se sentiria...?”

Fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil com Crianças - Hagnos

Nenhum comentário:

Postar um comentário