Amar ao Próximo
César O.(Assembéia de Deus), RS, 2001.
Tema: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Duração: 20 a 30 minutos Público: adolescentes; mínimo 6 participantes.
Material: lápis e papel
Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.
Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.
Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre: Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis? E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar? Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo", MT 23.39
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
Encerre com uma oração.
Garrafa dos elogios
Lúcia (Assembléia), PE, 2002.
Tema: "a boa palavra o alegra" Pv 12.24b.
Duração: 10min.Público: adolescentes, mínimo 5 pessoas.
Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante).
O grupo deve sentar, formando um círculo. O coordenador coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém.
O coordenador dirá uma palavra de encorajamento, estímulo ou elogio à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.
Textos para trabalhar após este exercício: 1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25.
Caminhando entre Obstáculos
Lúcia, ?, 2002
Tema: Deus "não permitirá que sejais tentados além das vossas forças". (FÉ)
Duração: 15min.Público: adolescentes, mínimo 4 pessoas.
Material: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.
Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram.As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada.
O coordenador, com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tira todos os obstáculos da sala.O coordenador insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o coordenador pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.
Discutir as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristo tem auxílio para vencer.Texto sugerido: I Coríntios 10:12-13.
Versículo Embaralhado
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.
Escolha um versículo da Bíblia, quanto mais "desconhecido" mais difícil a tarefa.
Escreva o versículo numa folha em branco e recorte as palavras (procure fazer cortes retos e iguais para tornar ainda mais difícil).
Coloque as palavras misturadas num envelope e dê um a cada grupo para que montem o versículo (o mesmo versículo para todos os grupos para ser justo). Decida se irá permitir aos grupos consultar a Bíblia.
O grupo que acabar primeiro e apresentar o versículo correto ganhará os pontos.
Sugestão de versículo: "alegra-te, mancebo, na tua mocidade e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade e anda pelos caminhos do teu coração... sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo." (Eclesiastes 11:9)
Caça Objeto
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.
Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece, por exemplo:Gênesis 11. 3: (TIJOLO); Juizes 19. 5 (PÃO); Lucas 14. 34 (SAL); Provérbios 6. 6 (FORMIGA); Mateus 16. 19 (CHAVE); Jó 6. 6 (OVO); I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO); Atos 1. 5 (ÁGUA); Ester 8. 2 (ANEL); Mateus 3. 4 (CINTO); Gênesis 1. 1 (TERRA); Hebreus 12. 15 (RAIZ); Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA); Neemias 2. 3 (FOGO).
Avise ao pessoal da cozinha sobre os objetos que serão procurados lá e organize para que esta tarefa aconteça num horário calmo para as cozinheiras.
Opção1: Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar.Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado. Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.
Opção 2: Divida a turma em times; dê uma lista de versículos e determine um tempo total. Ao final deste tempo use o apito para chamar os participantes e dê pontos para os objetos trazidos. Ganha o time que tiver mais objetos.
Desvende o Enigma
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.
Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo pré-estabelecido, podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa.A Bíblia usada ao compor as pistas foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida.
A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos".
Apresente a frase assim: "_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . "
Pistas: (estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).
1. Artigo definido feminino.
2. Que tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10).
3. Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...)
4. Em II Coríntios 4,6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.
5. Hipertensos não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.
6. Sinônimo de insípido.
7. Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1
8. Símbolo matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.
9. O que é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50.
10. No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só).
11. I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
12. Deus amou algo de tal maneira... Mas em Tiago 4.4 ele pede para não ter amizade ao que ele amou, porque o Reino de Deus não pertence ao que ele amou, como está no livro de João 18.36.
13. Em Josué 18.21-28 é citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a sílaba tônica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim.
14. As ações que Deus fez em comum nos versículos Deuteronômio 34.1 e Apoclipse 22.1 no modo infinitivo.
15. Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo é esse?
16. Segundo I João 4.16, Deus é ___?
17. Quem é este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo... nosso Pai..
Preparar, Apontar, Fogo!
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.
Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila de cada grupo tem uma Bíblia na mão.
O dirigente diz "Preparar!"; os participantes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro.O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo (pode ser só o texto se for um versículo conhecido, ou o "endereço")Quando o dirigente disser "Fogo!", os participantes podem abrir a Bíblia e procurar o versículo.
Aquele que achar o versículo primeiro (decida se devem mostrar a Bíblia aberta na página certa ou ler o texto completo) ganha os pontos para o grupo. Passa-se então cada Bíblia para o segundo da fila do seu grupo e aquele que já participou vai para o final da fila.
Memorizar Versículos
LB, RJ, 2000. Fontes variadas.
Tema: memorização.
Duração: 5 minutos cada.Público: crianças, 3 pessoas.
Material: veja cada sugestão.
Jogo do Eco
O professor diz o verso; a turma toda ecoa. O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis; os meninos; cabelos castanhos; e em seguida somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.
Com Bola
Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).
Esconde-esconde
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.
Com fantoches
Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.
Seu mestre mandou...
Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..
Casas numeradas
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.
Apague uma palavra
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo. Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Variação - apagar letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece.
Créditos: http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/dinamicas/amaraoproximo.htm
Créditos imagem: http://www.flickr.com/photos/taty_amaral/3595394835/
muito interessante
ResponderExcluirGostei, as sugestões são bem interessantes. Gostei especialmente do "Versículos Embaralhados".
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
4. Cante uma musica
ResponderExcluir(Por Weide Cassimiro Jerônimo)
Os alunos serão divididos em equipes.
As equipes deverão estar em filas.
Alguém (pode ser uma professora) ficará responsável por dizer uma palavra e a primeira pessoa de cada fila terá que cantar uma musica que contenha aquela palavra. Será ouvido um aluno por vez.
A medida que o aluno vai acertando a sua equipe ganha um ponto.
Assim que os representantes de todas as equipes forem ouvidos, iniciar-se-á uma nova rodada, com uma palavra diferente.
Obs.: As musicas não poderão ser repetidas em uma mesma rodada.
Boas ideias, gostei muito do versículos embrulhados e casas numeradas
ResponderExcluirGostei d+ das sugestões!
ResponderExcluirMto interessante poderia ter mais ideias mas são mto boas.
ResponderExcluirEu tenho 10 anos mas do aula na minha igreja para crianças de 4 à 6 anos de idade vou testa nelas se dar certo e elas gosta faço todas 😘😘😘.
ResponderExcluirEu tenho 10 anos mas do aula na minha igreja para crianças de 4 à 6 anos de idade vou testa nelas se dar certo e elas gosta faço todas 😘😘😘.
ResponderExcluirmuito bom
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