Textos Bíblicos: Tiago 3.1-12 e Efésios 4.29
No arquivo da memória
Nesta lição aprendemos que devemos controlar nossa língua, que uma frase pode nos alegrar, como também pode acabar com o nosso dia. A partir dos exemplos de Tiago: do freio, do leme e do fósforo aprendemos que precisamos controlar nossa língua segundo os ensinamentos da Palavra de Deus. Que da nossa boca só deve sair palavras agradaveis e que edificam aos que ouvem.
Vivendo a Lição
História das Três Peneiras
Certa mãe estava na cozinha preparando um bolo. Coloque um avental e coloque as três peneiras com as palavras: VERDADE, BONDADE E NECESSIDADE fixas nelas, de modo que as crianças não consigam ler. De repente sua filha chegou do colégio correndo e disse: "Mãe, mãe, você não sabe o que a Tati me contou sobre o Tonico". Na mesma hora, com carinho a mãe disse: "Filha, antes de me contar a novidade vamos ver se ela para pelo teste das três peneiras. A primeira é a peneira da Verdade". Mostre-a. "Você tem certeza de que o que aconteceu com o Tonico é realmente verdade?"
A menina coçou a cabeça e disse que não tinha muita certeza, mas que a Tati tinha. Então a mãe continuou: "Vamos para a segunda peneira , a bondade. Você gostaria que falassem a mesma coisa de você?" Na mesma hora a menian disse um grande não, mas quis que a mãe terminasse e ccontasse sobre a última peneira. Ela disse: "A terceira peneira é a necessidade. Você precisa realmente contar pra os outros sobre o que teria acontecido com o Tonico?" Naque momento a menina entendeu tudo e resolveu ir par o seu quarto guardar seu material da escola. Veja se as crianças entenderam a história e dê um exemplo de um fato no qual podemos usar as três peneiras. Reforce o princípio de que precisamos controlar nossa língua segundo os ensinamentos da Palavra de Deus.
Atividade de Fixação
Escreva o versículo de Efésios 4.29a na lousa: "Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas" (NTLH). Depois distribua as escovas de dente em cartolina. Cada criança deve escrever o versículo e depois enfeitar sua escova com as lantejoulas e outros elementos que você trouxe. A ideia da escova de dente é uma analogia: assim como nossa boca precisar estar limpa e saudável, a nossa língua (palavras) tembém.
Fonte: MQV Kids Crescendo com Jesus, 2º trimestre de 2010, Editora Cultura Cristã
Boa tarde, amei boas maneiras na casa de Deus. Parabéns! Deus abençoe.
ResponderExcluirPor favor, poderia expor as lições 12 e 13 da Revista do Professor MQV Crescendo com Jesus, pois perdi a minha e preciso dar aula terminando as duas últimas liçoes da revista que faltam.
ResponderExcluir